quarta-feira, 8 de setembro de 2010

WIRELESS

O QUE É WIRELESS ?


Wireless wire=fio, less=sem - significa um sistema de antenas interligadas entre si, que transmitem informações via ondas de rádio. Essa tecnologia vem sendo adoptada por se tratar de uma solução que possibilita alta velocidade a um custo semelhante ao da conexão discada.
A tecnologia Wireless permite a conexão entre diferentes pontos sem a necessidade do uso de cabos, nem de telefonia, nem de TV a cabo, nem de fibra óptica.
Através da instalação de uma antena e de um rádio de transmissão, num ponto central e estratégico que esta conectada ao provedor, e este directamente ao Backbone internet.
O sinal é recebido em alta frequência, portanto não interfere em nenhum tipo de aparelho electrónico.


Fazendo uso do Wireless pode ter acesso imediato, sem discagem, sem validação de senha, basta ligar o computador e você está na internet.


WPAN:

Está normalmente associada ao Bluetooth. Pode ser vista com a interacção entre os dispositivos móveis de um utilizador. A WPAN é projectada para pequenas distância, baixo custo e baixas taxas de transferência.
Quando falamos de WPAN, existem conceitos que devemos ter em mente: Piconet e Scatternet
.


WLAN:


Uma WLAN é uma rede local sem fio, implementada como extensão ou alternativa para redes convencionais. Além de redes locais, esta tecnologia pode ser utilizada para redes de acesso à Internet, que nestes casos são denominadas redes WI-FI.
As WLANs utilizam sinais de RF ou infravermelho para a transmissão de dados, minimizando a necessidade de cabos de conexão dos usuários à rede. Desta forma, uma WLAN combina comunicação de dados com mobilidade dos usuários dentro da área de cobertura da rede, que pode atingir algumas centenas de metros.



WWAN:

As Redes sem Fios para Grandes Áreas utilizam vários dispositivos – linhas telefónicas, antenas parabólicas e ondas de rádio – para servir uma área mais vasta do que a que pode ser coberta por uma WLAN, embora geralmente com uma largura de banda menor. As WWANs são geralmente redes de dados partilhadas publicamente, concebidas para cobertura em áreas metropolitanas e ao longo de corredores de tráfego.
As WWANs são propriedade de uma prestadora de serviços ou concessionária.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

FIREWALL



O que faz

Ajuda a bloquear vírus e vermes para que eles não atinjam o seu computador.

Pede sua permissão para bloquear ou desbloquear determinados pedidos de conexão.

Cria um registo (um log de segurança), se desejar, que regista as tentativas de conexão ou seu computador com êxito ou não. Esse procedimento pode ser útil como uma ferramenta para a solução de problemas.


o que não faz

Detecta ou desactiva vírus e vermes, caso já estejam no computador. Por este motivo, deve instalar programa antivírus e mantê-lo actualizado para ajudar a evitar que vírus, vermes e outras ameaças à segurança danifiquem o seu computador ou que este seja utilizado para propagar vírus para outros utilizadores.

Impede que abra emails com anexos perigosos. Não abra anexos de email de remetentes desconhecidos. Mesmo que conheça e confie na origem do email, ainda assim deve ter cautela. Se alguém que conhece lhe enviar um anexo por e mail, examine atentamente a linha de assunto antes de abri-lo. Se a linha de assunto estiver ininteligível ou não fizer sentido algum, consulte o remetente antes de abrir o e mail.

Bloqueia Spam ou e mail não solicitado da sua caixa de entrada. No entanto, alguns programas de e mail podem ajudá-lo a fazer isso.







segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cabos de fibra óptica

A Fibra óptica é um dos meios mais promissores para a transmissão de dados a grandes velocidades. São cabos constituidos por fibra de vidro que transportam luz. Como não transporta eletricidade, a fibra é o meio mais adequado para conectar prédios com diferentes ligações electricas.
São várias as vantagens da utilização destes cabos: Imunidade total contra interferencias electromagnéticas e de rádiofrequência a falta de ruídos internos e externos significa que os sinais tem um alcance maior e se movem mais rápido, o que proporciona uma velocidade e uma distância maiores do que as obtidas com dados de cobre e não atraem raios como cabos de cobre.
No entanto, por ser uma interface óptica, um conector de fibra óptica deve criar umângulo recto preciso em relação à extremidade do cabo, estabelecendo com ela uma conexão perfeita, o que dificulta a instalação. Para além disto, são necessários vários minutos para que um instalador treinado estabeleça uma conexão. Portanto o custo de mão de obra é alto, e o responsável pela instalação necessita de um conjunto de ferramentas caras, mesmo que seja necessário estabelecer apenas uma conexão. Por fim, os tranceptores de fibra óptica localizados em cada extremidade do cabo são muito caros.